Portais de Compras Públicas: quais são os principais para licitações?

Se você quer participar de licitações eletrônicas precisa conhecer os principais portais de compras públicas. Neste artigo destacamos os três portais que concentram o maior volume de licitações e contratos no país. 

Preparados? Aqui vamos nós!

ComprasNet

O ComprasNet é o portal de compras públicas do Governo Federal e é por meio dele que os órgãos e entes federais realizam suas licitações eletrônicas. Você pode acessá-lo digitando www.comprasnet.gov.br na sua barra de URL, ou clicando diretamente aqui.

Embora seja a plataforma oficial do Governo Federal, nada impede que outras entidades também o utilizem para realizar suas licitações. Portanto, se você quer vender para o governo deve ter cadastro ativo no ComprasNet. 

Para criar a sua conta você deve antes estar cadastrado no SICAF, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. Neste artigo aqui te ensinamos como fazer isso. Quando tiver o seu cadastro ativo no SICAF, você pode prosseguir para seu cadastramento no ComprasNet – o vídeo abaixo explica essa última parte.

Você ainda pode contar com o apoio do Serviço de Assessoria Cadastral do ConLicitação. Nossos especialistas estão prontos para te auxiliar nessa jornada!

Licitações-e

Atrás do ComprasNet, em termos de quantidade de licitações eletrônicas em âmbito nacional, vem o portal Licitações-e. Para participar desta plataforma você deve pagar uma pequena taxa junto a uma agência do Banco do Brasil, pois é ele que mantém e atualiza o site. 

Vale dizer que se você já é correntista do Banco do Brasil, esse cadastro fica muito mais fácil e rápido. 

BEC-SP

Por fim, temos a plataforma do Bolsa Eletrônica de Compras, mais especificamente o BEC-SP, que é o principal portal de compras públicas do Estado de São Paulo e é, sem dúvida alguma, o maior entre todos os Estados. 

E aqui é interessante dizer que todas as unidades federativas do país possuem seus respectivos portais. Se você tem interesse em vender para algum Estado específico, basta fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar o seu Portal de Compras. 

Demais Portais de Estados e Municípios

Assim como São Paulo possui o seu próprio portal, outros Estados também possuem os seus. Alguns municípios também podem possuir, embora, geralmente, utilizem plataformas privadas. Por isso utilize o Google para conferir como funciona o mercado de licitações na cidade ou Estado que você deseja vender. 

Ficou com alguma dúvida?

Fique à vontade para falar com a gente nos comentários!

Estamos sempre atentos e disponíveis para respondê-los!

Aproveite e confira este outro artigo aqui sobre os principais erros que você NÃO deve cometer em uma licitação

Fico por aqui!

Um grande abraço e ótimos negócios!

Uma resposta

  1. Infelizmente tá difícil acompanhar as quantidade de plataformas pagas, de cabeça lembro de uma meia dúzia.
    E todas com anuidade na casa dos R$ 700,00.
    Tem que analisar os itens, localidade, concorrentes, calotes e pesar se vale a pena participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas últimas atualizações