A Prefeitura de Sinimbu trabalha desde julho deste ano com uma nova modalidade de licitação. O Pregão Eletrônico ou Presencial é uma ferramenta para auxiliar as administrações municipais nas aquisições de bens e serviços com recursos públicos. O município assinou um termo de cooperação com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para a utilização do portal de compras eletrônico CidadeCompras, o que possibilitará maior transparência, lisura, agilidade e economia no processo de compra.

A primeira experiência oficial do município com o pregão eletrônico foi no dia 27 de agosto, para aquisição de medicamentos. Com base no valor de referência, a compra foi efetivada com R$ 13.166,80 de economia, o que resultou num crédito de 28,57% ao cofre público nesse objeto de licitação. As demais compras efetuadas através do pregão, nos dois primeiros meses de funcionamento desse serviço, foram um trator agrícola, material ambulatorial e laboratorial, pneus e material elétrico, o que representou uma economia de 20,63%.

O fornecedor que tiver interesse em participar das licitações através do pregão deve se cadastrar no site http://www.cidadecompras.com.br. O preenchimento é fácil e gratuito. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) oferece curso para fornecedores que atuam no ramo do comércio e indústria dos municípios. Quem tiver interesse pode fazer contato com o funcionário Fernando Adams, pelo telefone (51) 3230 3100.

Qualquer pessoa pode acompanhar o andamento do processo pela internet, através do site http://www.cidadecompras.com.br, onde estará disponibilizado o pregão agendado, em andamento, adjudicados, homologados e as atas finais, o que garante celeridade nos atos licitatórios e maior abrangência competitiva. Os pregões também são divulgados através de editais publicados em jornal local e regional e nos meios eletrônicos, no site do município e do CidadeCompras.

Otto Tesche | otto@gazetadosul.com.br