Notícias

Capina nos pontos mais críticos deve ser retomada hoje

18/05/2017 | |

Publicação do portal Diário de Canoas do dia 17 de Maio de 2017.

No próximo mês, contrato para coleta de lixo com a MecaniCapina termina e prefeitura fará contrato emergencial com nova empresa

Depois de um mês com o serviço de capina paralisado, a atividade foi retomada na cidade por uma nova empresa. Após o término do contrato da Prefeitura com a empresa Marinomio Service, de Porto Alegre, no mês passado, assume emergencialmente a Ecsam Serviços Ambientais, do Paraná. Com menor preço apresentado no chamamento público, a Ecsam passa a realizar o serviço em toda a cidade por até 180 dias.
“Nesta quarta será retomada a capina nos pontos mais críticos, em esquema de mutirão. Depois montaremos um cronograma do trabalho rotineiro em toda a cidade. Em no máximo 90 dias pretendemos deixar a cidade em dia”, garante o secretário municipal de Serviços Urbanos, Juarez Hampel. Conforme o secretário, até agosto deve ser lançado edital de licitação para a contratação da empresa que vai desempenhar a função. “O projeto está adiantado e está sendo elaborado com um responsável técnico do Escritório de Engenharia e Arquitetura. Até o término desse período de 180 dias, o processo licitatório deverá estar concluído”, revela o secretário.

Sujeira na praça

Enquanto a situação não é normalizada, o pequeno Miguel dos Santos, 3 anos, tem dificuldades de brincar na pracinha do bairro Harmonia. O local está com a grama alta, o que preocupa a tia do menino, Loni dos Santos, de 54 anos. “Ele pede para vir na pracinha, mas com este mato fica complicado”, comenta Loni. No mesmo bairro, no residencial Pitangueiras, a dona de casa Maria Ivanete Alves, 50 anos, também lamenta não poder usar a praça próximo de casa. “Antes dava para tomar chimarrão lá, as crianças brincavam nos brinquedos. Agora está tomada pelo matagal e sujeira”, reclama.

Coleta de lixo terá novo contrato

No próximo mês o contrato da MecaniCapina, responsável pela coleta de lixo de Canoas, deve terminar. Outra tomada de preços está sendo providenciada, para seleção de empresa que vai desempenhar o serviço também emergencialmente. O projeto para a licitação dos serviços de coleta conteinerizada e varrição estão em elaboração e serão lançados junto com o de capina em agosto, conforme secretário de Serviços Urbanos.