Vantagens da Consultoria em Licitações

Dominar os detalhes envolvidos em um processo licitatório pode não ser uma tarefa fácil, mesmo após algumas participações.Para ajudá-lo nisso, você pode contar com uma consultoria em licitações.

São documentos, fases, modalidades, adequação às exigências para habilitação, propostas comerciais, enfim, diversos pontos que a empresa licitante precisa ter em mente e, nem sempre, estão relacionados ao seu ramo de atuação.

Contar com o apoio de uma consultoria pode ser a diferença entre ganhar e perder um processo licitatório! Tem dúvidas? Confira algumas vantagens dessa parceria neste artigo.

Redução do esforço destinado às licitações

Empresas que costumam participar de processos licitatórios têm, em seu corpo de funcionários, muitas vezes um setor que cuida especificamente dessa questão. 

Normalmente a área está ligada também a profissionais de compliance, ou seja, há um esforço grande por parte dos colaboradores para atender à demanda. Isso tudo ainda com a pressão de ganhar a licitação.

Entretanto, é provável que sua empresa não seja somente focada nisso, certo? O que significa que você poderia estar aumentando sua produtividade ao invés de focar tanto de sua força de trabalho nesses detalhes jurídicos

Uma consultoria em licitações pode reduzir essa necessidade, já que conta com profissionais dedicados exclusivamente a isso — ajudar sua empresa com tudo relacionado aos processos que deseja participar.

Uma consultoria em licitações aumenta suas chances de vencer

Existem erros que podem fazer você perder uma licitação. Você não quer deixar essa chance por motivos simples, não é mesmo? 

Buscar uma consultoria em licitações é uma boa maneira de evitar alguns desses equívocos mais comuns, pois os consultores poderão apoiá-lo em todos os momentos, desde a documentação até a adjudicação. 

Pontos como a proposta comercial e as adequações ao edital, por exemplo, que podem causar dúvidas, são questões que não oferecerão riscos de erro para você e sua empresa, pois terá o apoio de profissionais especializados.

Para ter mais apoio ainda nas tomadas de decisão, é importante ficar atento e usar ferramentas para fazer o acompanhamento total do processo. Tenha noção das atualizações e aproveite a consultoria para agir da melhor maneira!

Facilidade na elaboração de recursos administrativos

Como qualquer processo regido pela administração pública, cabem recursos administrativos em todas as fases da licitação. Seja qual for a razão pela qual você não concorde com algo relacionado ao processo, você pode utilizar o recurso para buscar retratação ou mudança nas decisões.

Elaborar um recurso administrativo não é algo que exija muitos conhecimentos, mas é fato que uma ajuda pode ser muito útil para permitir mais tranquilidade e aumentar as possibilidades de o recurso ser aceito.

Uma boa consultoria em licitações terá, sim, entre seus serviços, o de elaboração dos recursos administrativos cabíveis à situação. Quanto mais profissional e correta for a aplicação da documentação, mais chances haverá de que a solicitação seja analisada pelos órgãos competentes.

Checklist e conferência de documentação

Organizar a documentação para participar de processos licitatórios é algo que, como você sabe, pode ser uma dor de cabeça leve. Isso porque nem sempre as exigências serão as mesmas (com exceção dos papeis apontados na lei), e alguns deles, como a proposta comercial, precisam ser criados e entregues da maneira correta.

A questão principal é que um pequeno erro na entrega de documentos, seja por falta de conhecimento sobre a elaboração de algum papel ou por falta de compreensão do edital, pode levar a sua empresa a ser desclassificada já na fase de habilitação.

Consultores podem ajudá-lo em todos os trâmites necessários para garantir sua participação correta no processo licitatório. Dessa maneira, você terá menos problemas no início, e o auxílio desses profissionais ao longo das fases do processo fará ainda mais diferença!

Visão profissional sobre a participação

A consultoria em licitações pode te oferecer uma visão profissional em relação à sua participação nos processos. Você sabe o que isso significa?

Outro dos erros comuns que fazem empresas perderem licitações é a falta de experiência para entender em quais processos devem, realmente, tentar a participação. 

Isso é totalmente plausível, pois sem ter oferecido serviços à administração pública, pode ser complicado compreender de fato o que eles esperam de seu trabalho.

Uma consultoria pode realmente te salvar em um momento desses, pois terá a expertise para apontar se, naquele momento, sua empresa está realmente preparada para oferecer o que o edital aponta.

É importante ter em mente que não adianta insistir. Se o objeto ultrapassa a possibilidade de entrega da empresa naquele momento, não é uma boa hora para tentar a participação. Vale a pena esperar a próxima oportunidade.

Agora que entende um pouco mais sobre como uma consultoria em licitações pode te auxiliar, confira as soluções do ConLicitação e veja como maximizar ainda mais as suas chances de ganhar processos licitatórios!

Para mais artigos, acompanhe o nosso Portal!

2 respostas

  1. Ola Boa Tarde, gostaria de um contato para saber mais sobre os trabalhos. Tenho uma empresa que presta serviço na area de Blindagem arquitetonica e tive a experiencia de participar em uma licitação recentemente, porem com a inexperencia acabamos nao levando….
    Gostaria de saber como funciona essa consultoria e serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas últimas atualizações