Como participar de licitações de prefeituras

Se você quer aprender como participar de licitações de prefeituras, leia este artigo até o final, pois daremos algumas dicas práticas que podem ajudar neste processo.

Uma licitação municipal não é muito diferente daquelas que ocorrem em âmbito Estadual ou Federal. Podem ter algumas peculiaridades ou outras, mas, no geral, tudo permanece igual. 

O mais difícil mesmo é encontrar editais de licitação de prefeituras. O edital de licitação nada mais é do que o documento que apresenta todas as regras do certame licitatório. 

Para encontrar um edital de prefeitura você pode consultar os sites municipais ou os portais eletrônicos de compras (como o COMPRASNET). Há ainda a possibilidade de buscar oportunidades em diários oficiais, mas esta opção é muito mais trabalhosa.

O melhor mesmo é contar com a ajuda do ConLicitação, pois enviamos diretamente para você todas as licitações que estão abertas, de acordo com o produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Caso tenha interesse, ao final deste artigo, você poderá assistir dois vídeos sobre como o ConLicitação faz para encontrar as melhores licitações e oportunidades de negócio. 

Sem mais demoras, vamos às dicas práticas de como participar de licitações de prefeituras

Entenda tudo sobre licitações

Seu primeiro passo para vender para prefeituras é conhecer bem o mundo das licitações. Aqui em nosso blog oferecemos conteúdo gratuito sobre este assunto, mas você também pode e deve buscar formação específica para atuar com sucesso.

Isso porque os municípios, em geral, possuem um orçamento muito baixo para investir na capacitação técnica dos seus responsáveis pelo setor de licitações e, por conta disso, podem incorrer em erros não intencionais durante um processo licitatório municipal.

Você precisa entender como uma licitação funciona para ser capaz de identificar vícios e recorrer quando necessário. Muitas empresas perdem oportunidades valiosas de negócio porque foram vítimas de licitações mal conduzidas. 

Não deixe esse tipo de coisa acontecer com você… 

Neste sentido, recomendamos os cursos do Instituto Licitar, empresa do grupo ConLicitação, dedicada à capacitação e treinamento de empresários e profissionais interessados em licitações. 

Aprenda a ler um edital

Já que falamos no início deste artigo sobre onde encontrar os melhores editais de licitação, cabe dizer aqui que de nada adianta encontrá-los se você não é capaz de lê-los. Pode parecer coisa simples, mas é impressionante a quantidade de licitantes que são desclassificados por bobeira. 

Participar de uma licitação sem ler o edital é como prestar um concurso público sem ler os documentos convocatórios. Para ajudar com essa questão, leia nosso e-book sobre como ler um edital de licitação.

Reúna os documentos para habilitação

Os documentos de habilitação são aqueles que sua empresa precisa apresentar para disputar licitações públicas. É necessário reunir todos e tê-los sempre à disposição. 

Os editais de licitação obrigatoriamente estabelecem todos os documentos necessários para habilitar uma empresa, mas, se quiser se preparar com antecedência, você pode baixar o nosso e-book, Checklist de Licitação.

Mas atenção: se o seu objetivo é entender tudo sobre como participar de licitações de prefeituras, recomendamos que verifique, junto à prefeitura, quais são os regulamentos específicos e passos necessários para obter o seu CRC – Certificado de Registro Cadastral. É ele que vai permitir que você possa participar de licitações públicas feitas por determinados órgãos. 

Se precisar de ajuda para fazer o seu credenciamento no SICAF, por exemplo, preparamos um vídeo passo a passo.

Planejamento antes de tudo!

Vender para prefeituras não é um bicho de sete cabeças, mas você deve se preparar, pois muitos problemas e desafios podem surgir durante o processo licitatório.

Aqui em nosso blog você pode ler um artigo onde falamos sobre os riscos que sua empresa corre ao licitar e um outro sobre como se organizar para participar de licitações

Como o ConLicitação faz para buscar licitações?

Confira nos dois vídeos abaixo como fazemos para encontrar licitações e como nossos clientes recebem estes avisos personalizados.



Tem mais alguma dúvida?

Viu como participar de licitações de prefeituras é simples? 

Se tiver qualquer dúvida, fique a vontade para falar nos comentários!

Estamos aqui para o que der e vier!

Um grande abraço e ótimos negócios!

3 respostas

    1. Olá, Luiz, como vai?

      Ficamos felizes que tenha gostado e aguardamos seu contato.

      Se tiver alguma sugestão de conteúdo, fique a vontade para falar com a gente!

      Um grande abraço e ótimos negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas últimas atualizações