Artigos

Empreendedorismo

3 Estratégias Para Aumentar o Lucro da Empresa

3 Estratégias Para Aumentar o Lucro da Empresa

Engana-se quem pensa que aumentar o lucro da empresa tem a ver somente com a melhoria nas vendas. Para obter sucesso nos negócios você também pode (e deve) contar com uma boa gestão, dedicação e paciência. 

Apesar dos constantes desafios, existem algumas estratégias facilmente aplicáveis para potencializar o seu negócio. Veja mais no artigo abaixo!

Como aumentar o lucro da empresa?

Aumentar o lucro da empresa está associado a quase todas as áreas, uma vez que quanto maior o empenho e dedicação na execução de processos, consequentemente os lucros aumentarão.

A lucratividade nada mais é do que o retorno positivo de um investimento. Caso as estratégias para aumentá-la deem errado, chamamos isso de prejuízo. Se deseja obter retornos assertivos em seu negócio, responda às seguintes perguntas: 

Quem é seu público-alvo?

Se você não sabe quem é o tipo de pessoa que compra ou adere aos serviços de sua empresa, como deseja obter lucros? 

Conhecer de fato quem é o público-alvo é muito importante para aumentar o lucro de uma empresa, pois por meio de estratégias voltadas para essas pessoas é que o retorno acontecerá.

Qual o seu diferencial?

Sua empresa possui algum tipo de vantagem competitiva? Ou melhor, o que sua empresa faz bem que pode ser considerado um diferencial?

Faça essa avaliação e a partir daí você poderá elaborar estratégias para se destacar da concorrência e aumentar as vendas.  

Depois de responder essas duas perguntas, vamos às estratégias?

1. Invista em gestão empresarial

A gestão empresarial é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa. Isso porque o responsável planeja e controla os recursos financeiros, humanos e estruturais como um todo.

É essencial que a estrutura administrativa esteja alinhada aos objetivos do negócio e que as ações façam parte de um processo organizacional, que envolva:

  • planejamento: tático, operacional e estratégico;
  • direção: o controle e a supervisão dos procedimentos devem ser estabelecidos com base nas estratégias do planejamento;
  • comunicação: deve ser clara e objetiva, passada para todos os colaboradores a fim de alcançar os objetivos com a execução do trabalho;
  • controle: evita riscos, falhas e desvio de propósitos;
  • avaliação: avalia resultados. 

Ou seja, a gestão empresarial ajuda a melhorar o controle de custos, fluxo de caixa, estoque e muitas outras áreas!  

2. Gerencie com cuidado os custos da empresa

Se você não tem controle dos custos fixos do seu negócio — como salários, aluguel, impostos, encargos sociais, entre outros — você pode ter gastos extras sem perceber ou pagar a mais pelo que não precisa. 

Gastos altos podem minar a sua lucratividade. É importante separar o que é despesa daquilo que pode ser classificado como custo. Por exemplo, se fizer falta em termos de afetar a produção ou atividade, significa que é um custo. Agora, se não fizer falta, é uma despesa!

Exemplos de custo:

  • gasto com tecnologia e logística;
  • matéria-prima;
  • salários de colaboradores.

Exemplos de despesas:

  • café do escritório;
  • gastos com faxina;
  • assinatura de revistas.

3. Invista em licitação

O segmento de compras governamentais representa, em média, 13% do PIB brasileiro. Ou seja, uma verdadeira oportunidade para aumentar o lucro de seus produtos ou serviços! 

O primeiro passo para investir em licitação é conhecer todas as leis específicas que envolvam licitações, pois isso ajudará você a obter um resultado assertivo no processo. 

Se cadastrar em portais de compras específicos do segmento de seu negócio também é uma ótima ideia, uma vez que auxilia na localização de licitações, escolhendo a região de fornecimento do seu interesse. 

Além disso, atente-se às oportunidades para a sua empresa. Analise cuidadosamente todos os editais e veja quais estão de acordo com o que você tem a oferecer. Ao encontrar, prepare sua habilitação para participar da licitação e acompanhe o andamento do processo. 

Gostou do assunto? Para mais temas sobre empreendedorismo, não deixe de acompanhar toda semana o Portal ConLicitação!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *