Artigos

Empreendedorismo

Saiba Como Ganhar Dinheiro com Licitações em 3 Passos

Saiba Como Ganhar Dinheiro com Licitações em 3 Passos

Você sabia que o segmento de compras governamentais representam, em média, 13% do PIB brasileiro? Tal fato pode ser visto como uma verdadeira oportunidade para lucrar com a venda de seus produtos ou serviços. Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja com atenção este artigo e saiba como ganhar dinheiro com licitações em poucos passos.

O que é uma Licitação Pública?

Para melhor entendimento do ponto focal que está sendo abordado no artigo, é importante compreender e repassar o que, de fato, é uma licitação pública. Por isso, fizemos um breve resumo introdutório.

Vamos lá: trata-se de um processo administrativo responsável por escolher qual empresa será contratada pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal para o fornecimento de produtos ou serviços.

Nas licitações — executadas pelo próprio Governo e suas unidades de administração pública —, ocorrem competições formais entre as empresas interessadas. A condução desse processo pode acontecer  legalmente por meio de uma das seguintes modalidades:

  • Concorrência;
  • Tomada de Preços;
  • Convite;
  • Leilão;
  • Concurso;
  • Pregão.

Inclusive, o primeiro passo para saber como ganhar dinheiro com licitações é aprofundar-se no aprendizado sobre o que é uma licitação pública.

3 passos para aprender como ganhar dinheiro com licitações

Ganhar dinheiro com licitação pública é o grande objetivo das empresas. Afinal de contas, é uma oportunidade e tanto para qualquer organização. Para você ter uma ideia, os Governos Federais, Municipais e Estaduais gastam, aproximadamente, 400 bilhões de reais por ano com bens e serviços no país.

Não perca tempo e confira o checklist com três passos sobre como ganhar dinheiro com licitações:

1. Estude as leis sobre licitações

Conhecer todas as leis específicas acerca de licitações ajudará você a obter um resultado assertivo no processo, atendendo com propriedade todas as exigências das Leis e fazendo com que a decisão seja justa e livre de quaisquer problemas.

2. Cadastre-se em portais de compras

Para auxiliar na localização das licitações para o seu segmento, indicamos que busque pelos principais portais de compras e marque a opção de ser notificado sobre produtos da sua linha de venda, escolhendo a região de fornecimento do seu interesse. Infelizmente, esse processo deve ser feito à mão e pode demandar um bom tempo.

3. Fique atento às oportunidades

Feito isso, é hora de garimpar oportunidades para sua empresa. Analise cuidadosamente todos os editais e veja quais estão de acordo com o que você tem a oferecer. Ao encontrar, prepare sua habilitação para participar da licitação e acompanhe o andamento do processo.

Como citamos anteriormente, a busca por editais que vão ao encontro dos interesses da empresa é uma tarefa extensa devido ao grande volume de licitações lançadas diariamente e, quando não se tem expertise no assunto, a chance de perder um bom negócio é amplificada.

Por isso, queremos convidar você para conhecer o ConLicitação, empresa totalmente especializada no assunto, que trabalha com profissionais capacitados e transparência nas compras governamentais. Entre em contato conosco e dê um upgrade nos lucros da sua empresa!

Gostou de saber como ganhar dinheiro com licitações? Continue acompanhando nossos conteúdos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *