Artigos

Empreendedorismo

Como Fazer Um Planejamento Orçamentário

Sem um bom planejamento orçamentário, você dificilmente conseguirá ter controle sobre suas despesas e receitas — o que pode interferir diretamente no lucro e nas estratégias de sua empresa. Por isso, neste artigo abordaremos um pouco mais sobre o assunto para mostrar-lhe a melhor forma de fazê-lo e garantir o sucesso financeiro de seu negócio.

O que é e para que serve um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário serve para mapear todas as suas receitas, gastos, investimentos e resultados.

Com ele, você tem um panorama geral da saúde financeira da empresa, consegue controlar melhor os custos e ainda projeta números futuros para garantir lucro e crescimento contínuo

Em suma, é impossível definir metas, objetivos e ações sem considerar a situação orçamentária da sua empresa. Você estará totalmente à deriva se os resultados não puderem ser analisados! Portanto, se correr riscos desnecessários não é o que você quer, preste atenção em nossas dicas.

Como fazer um planejamento orçamentário?

Para que sua empresa possa crescer é necessário ter uma visão do passado, presente e futuro — isso só pode ser obtido por meio do planejamento orçamentário.

A princípio, você precisará de algumas informações. Tais como: 

  • orçamento mensal da empresa;
  • orçamento anual da empresa;
  • fluxo de caixa. 

Depois, será necessário realizar uma reunião com a área de Recursos Humanos, Financeiro, Contabilidade e Gestão para que, juntos, analisem os números e possam determinar quais são as prioridades financeiras, o que precisa melhorar com urgência e quais ações serão tomadas em curto, médio e longo prazo.

Feito isso, você pode começar a elaborar o plano orçamentário. Veja etapas importantes:

  • colete os dados mencionados anteriormente e coloque tudo no papel; 
  • mensure os indicadores financeiros, como margem de contribuição, índice de liquidez, fluxo de caixa, entre outros;
  • elabore um plano de ação, elencando pontos como: quais gastos são desnecessários, quais recursos cortar para diminuir os custos, onde é possível investir mais, quais ações tomar para  captar mais clientes e investidores, entre outros; 
  • analise o faturamento, os gastos, o porte da empresa, etc;
  • defina um orçamento para cada setor da empresa a fim de estabelecer um limite de gastos; 
  • todos estes dados devem ser analisados e revisados todo  ano, em conjunto com informações de anos anteriores, para comparar e entender melhor os erros e os acertos.

Gostou das nossas dicas para fazer um planejamento orçamentário? Não deixe de fazer o seu para garantir o bom funcionamento da empresa. 

Leia mais artigos sobre empreendedorismo e licitações no Portal ConLicitação.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *