Artigos

Empreendedorismo

Descubra Como Fazer o Balanço Financeiro de uma Empresa

Descubra Como Fazer o Balanço Financeiro de uma Empresa
Veja como fazer o balanço financeiro de uma empresa!

É um empreendedor e está precisando aprender com urgência como fazer o balanço financeiro de uma empresa? Calma, esse problema acabará assim que ler este artigo! Confira uma explicação simples e objetiva que nós, do ConLicitação, preparamos para você.

O que é o balanço financeiro e para o que serve?

De nada adianta ensinarmos como fazer o balanço financeiro de uma empresa, sem ressaltarmos sua importância e utilidade, não é mesmo? Trata-se de uma ferramenta essencial para realizar um acompanhamento contínuo e eficaz de todas as finanças, garantindo que o negócio possua os recursos necessários para os planos corporativos e para continuar crescendo.

Em suma, o balanço financeiro — também conhecido como balanço patrimonial — é um indicador do patrimônio e das dívidas da empresa, ajudando no planejamento para concretizar todos os objetivos da organização sem nenhum “sufoco”.

Como fazer o balanço financeiro de uma empresa — Estrutura

Para saber como fazer o balanço financeiro de uma empresa é preciso ter em mente a estrutura que deve ser seguida e quais são os componentes que estarão na planilha. Veja:

  • patrimônio ativo: são todos os direitos, bens e investimentos da empresa que geram fluxo de caixa — equipamentos, despesas e recursos necessários, por exemplo. O ativos devem ficar dispostos no lado esquerdo do balanço;
  • patrimônio passivo: são todas as dívidas e obrigações da companhia — contas a serem pagas, hipotecas e juros. Essa categoria deve ficar na parte inferior direita do balanço;
  • patrimônio líquido: trata-se da diferença entre os ativos e passivos, no qual o resultado é o capital disponível para a empresa. Organize-os na parte superior direita do balanço.

A soma do patrimônio líquido e passivo deve obter o mesmo resultado dos ativos. Afinal de contas, o dinheiro não pode simplesmente desaparecer no meio do balanço financeiro.

O ideal é que os ativos e os patrimônios passivos estejam sempre equilibrados para que a empresa funcione de maneira harmônica e saudável.

Os dados devem ser consultados, atualizados e acompanhados constantemente a fim de manter a gestão do negócio livre de quaisquer problemas futuros.

Atenção! Quando trata-se de balanço patrimonial com a finalidade de comprovação de qualificação econômica financeira — na forma da lei —, solicitados em licitações públicas, por exemplo, é aconselhável consultar-se com um contador especialista para garantir o preenchimento de todas as exigências da própria lei.

Gostou de saber como fazer o balanço financeiro de uma empresa? Continue acompanhando os conteúdos do ConLicitação e confira o prazo para apresentar o documento patrimonial.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *