Artigos

Empreendedorismo

Como Aumentar a Produtividade da Empresa

Como Aumentar a Produtividade da Empresa

Descobrir como aumentar a produtividade é uma demanda  cada vez maior em todos os mercados. Ainda mais se levarmos em conta a competitividade que não para de aumentar.

Cabe aqui fazer a ressalva de que aumentar a produtividade não é apenas fazer mais, mas também entregar mais valor. Portanto, é crucial saber quais ações tomar para melhorar seu negócio a fim de entregar ainda mais para os clientes e o mercado. Veja as dicas deste artigo e coloque em prática!

Analise como o trabalho está sendo feito para saber como aumentar a produtividade

Se você veio até aqui aprender como aumentar a produtividade, buscando uma receita mastigada para botar em prática, sinto muito: não é isso que vai encontrar aqui. Cada caso é um caso, por isso é importante analisar a sua situação. Qual foi a última vez que você sentou e parou para entender como tudo acontece em sua empresa? Será que você está realmente usando as últimas ferramentas do mercado e adotando os modelos produtivos mais eficientes? 

Entender os processos em si é essencial, mas ver de perto como eles ocorrem e quais atividades fazem parte da rotina administrativa, também. A experiência de acompanhar o dia a dia dos seus colaboradores pode ser muito útil para observar possíveis gargalos no modelo operacional.

Uma boa ideia, por exemplo, é calcular as horas destinadas a cada tarefa realizada, e se esse número está excedendo ou não o esperado. Caso positivo, busque descobrir o porquê. Converse com os trabalhadores e entenda como pode ajudar.

Visualize todas as áreas de maneira geral a fim de compreender em qual parte da cadeia produtiva elas estão. Dessa maneira você poderá ter uma noção maior de quais são as áreas que mais contribuem na entrega final dos resultados. 

Faça um novo alinhamento de metas

O conde Helmuth von Moltke, famoso pela tese de que “nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo“, ilustrou perfeitamente um cenário comum dentro do campo de combate. Para ele, as lideranças militares tinham a grande responsabilidade de antever todos os possíveis cenários antes de uma batalha começar. 

No entanto, é evidente que é impossível prever todas as variáveis. Assim sendo, as tropas precisam de preparação para serem capazes de analisar a situação e adaptar as estratégias para a manutenção do plano original. Quem explora muito bem este assunto é o escritor Rob Roy, em seu livro A Arte da Guerra – Segundo os Seals da Marinha Norte-Americana, um must read para qualquer empreendedor

De modo semelhante, dentro do mundo dos negócios, precisamos também de um plano, com metas e objetivos. No entanto, ao mesmo tempo em que eles te servem como bússolas, é necessário analisar o cenário do seu empreendimento hoje.

Será que você não está trabalhando com metas equivocadas?

Rever metas e objetivos de tempos em tempos é extremamente necessário, caso contrário, você pode ter uma visão muito equivocada do negócio. Sem esse discernimento, é possível, inclusive, desmotivar sua equipe ao estabelecer metas irrealistas e inalcançáveis. 

Divida as tarefas de maneira clara

Entenda: não adianta pesquisar como aumentar a produtividade se você é do tipo que acumula funções.  Colocar alguém para produzir mais não aumenta a produtividade.

Todos os colaboradores da empresa devem ter consciência de seu papel, a fim de  executar somente aquele para o qual foram contratados. Caso contrário, podem haver problemas de priorização das tarefas, reduzindo a produtividade.

É claro que para fazer uma boa gestão empresarial, deve-se estimular o aprendizado e a integração entre as áreas. Se um colaborador de um determinado setor se interessar por cargo, deve existir liberdade suficiente para que ele possa arriscar uma nova empreitada. Quantos novos talentos não são descobertos dessa maneira? 

Invista na saúde e no conforto dos colaboradores

Como aumentar a produtividade se os seus colaboradores estiverem desmotivados? Dan Pink, em sua palestra no TED, demonstrou que a melhor maneira de motivar colaboradores é oferecendo-lhes condições de trabalho dignas e confortáveis. 

A ergonomia é uma excelente maneira de demonstrar preocupação com seus profissionais.  Neste sentido, vale a pena entender as normas e comprar móveis corretos. Divulgue uma cultura de apoio e preocupação com o próximo na empresa, demonstrando sua preocupação genuína  em ajudar e atender às necessidades dos trabalhadores. Ouça todas as sugestões de possíveis melhorias e, se possível, implemente-as. 

E aí? Gostou? Você já aplica alguma dessas estratégias em sua empresa? Quais são os seus resultados? Conte para a gente!

Para mais dicas sobre empreendedorismo e como melhorar a lucratividade de seu negócio, confira o Portal ConLicitação!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *