Como Ganhar Dinheiro Participando de Licitação

Você sabe como ganhar dinheiro participando de licitação pública? Muitas empresas enxergam no segmento de compras governamentais a maravilhosa oportunidade para aumentar seus lucros. 

De fato, quando paramos para pensar que o Brasil está entre os países que mais fazem licitações do mundo, fazer negócios com o governo se torna um segmento altamente lucrativo.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o processo licitatório é muito acessível. Qualquer empresa de qualquer tamanho — pequena, média e grande — pode participar de processos licitatórios. 

Mas é importante sermos sincero: apesar de não ser um bicho de sete cabeças, não é fácil lograr sucesso logo nas primeiras participações, pois é necessário planejamento, conhecimento e a garantia da capacidade técnica para cumprir os serviços ou a entrega dos produtos.

Como ganhar uma licitação?

Antes de pensar em como participar de licitações, você deve primeiro saber como vencer uma. Ao pensar em ingressar no processo, você precisa buscar pelos editais que podem ser encontrados por meio de sites do governo ou em nossa plataforma.

Além disso, antes de começar a concorrer em um processo licitatório, você precisa contar com mais do que apenas um conhecimento básico a respeito da legislação. 

Muitos erros são cometidos durante as fases do processo licitatório porque as pessoas não dedicam tempo suficiente tentando entender melhor os ditames da Lei 8666. Se você quer saber mais sobre o assunto, é importante ficar por dentro dos cursos sobre licitação e garantir que saberá todas as informações dos processos.

Conheça as modalidades para saber como ganhar dinheiro participando de licitação

Para saber como ganhar dinheiro participando de licitação, primeiro é necessário entender, pelo edital, qual modalidade você irá participar. Ao todo são seis e cada uma delas possui particularidades e características específicas. Veja:

  • concorrência – a disputa de preços acontece entre quaisquer interessados que, durante a fase inicial de habilitação preliminar, consigam comprovar os requisitos mínimos de qualificação de acordo com o que foi exigido no edital;
  • tomada de Preço – os licitantes devem estar devidamente cadastrados ou atenderem a todas as condições exigidas para o cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a qualificação necessária;
  • convite – a administração pública convida no mínimo três interessados, cadastrados ou não, e afixa, em local próprio, uma cópia do instrumento convocatório. Normalmente é utilizado para contratos de menor valor. Por ser menos completa e ágil, essa modalidade possui publicidade reduzida;
  • leilão – tem como objetivo vender móveis que não servem mais para a administração pública ou produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis e ganha quem der o maior lance;
  • concurso  – o concurso acontece entre qualquer interessado para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, conforme instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores;
  • pregão – é uma disputa feita através de lances sucessivos, em sessões públicas e eletrônicas. Nesses casos, é preciso ter um pregoeiro e uma equipe de apoio.

O ConLicitação preparou um guia completo para te ajudar a entender como funciona o processo de licitação e as principais exigências de cada modalidade. São ótimas dicas de quem sabe muito sobre o assunto. Vale a pena conferir!

Entenda as regras de como ganhar dinheiro participando de licitação

Apesar de empresas de todos os portes poderem participar de licitações, é necessário atender a algumas regras para conseguir ganhar dinheiro com licitações.

Estes são os principais requisitos para participar de licitação: 

Entenda a regularidade fiscal

Para ganhar dinheiro com as licitações, assim como em qualquer outro mercado, é importante entender as regras que fazem parte das legislações. As licitações são regidas pela lei. É na lei que estão as normas e regras.

Entre os pontos mais importantes quanto às legislações, temos:

  • Lei 8.666/93 – Lei de Licitações, é a mais importante e mais conhecida. Essa lei é aplicada a todas as licitações, em todas as modalidades. Mesmo o pregão, que tem uma lei própria, utiliza a lei 8.666 como regra geral;
  • Lei 10.520/02 – Lei do Pregão, é aquela que regula a modalidade mais recente de licitação. Foi essa lei que criou o pregão presencial e eletrônico. Essa modalidade é atualmente a mais utilizada para realizar as compras públicas, pois é mais rápida e eficiente. Saiba mais sobre o pregão neste artigo;
  • Lei Complementar 123/06 – A lei que institui os benefícios para micro e pequenas empresas. É nela que ficam estabelecidas as licitações exclusivas, direito de preferência e outras vantagens às MEPs.

Preparamos um artigo especial para falar sobre as leis mais importantes sobre licitação. Acesse-o aqui!

Atente-se aos editais

O edital é a peça mais importante da licitação, pois é nele que estão previstas todas as regras daquela licitação específica. É necessário compreender o edital, para que você possa garantir que terá êxito na sua participação.

Também estão previstos os documentos de habilitação, que são aqueles que sua empresa deve apresentar para poder participar.

Conheça bem a sua empresa e o mercado

Outro fator determinante ao participar de uma licitação é conhecer as capacidades e condições da sua empresa. Fique atento às suas potencialidades e aos seus limites, assim, você pode investir tempo nas licitações certas.

Se você conhece as capacidades da sua empresa, o próximo passo é conhecer o mercado e quais órgãos adquirem seus produtos/serviços, quais as empresas concorrentes e os valores praticados.

Entenda tudo sobre as licitações com o Portal ConLicitação!

Não existe segredo, com o portal ConLicitação, você aprenderá tudo que precisa para ganhar qualquer licitação. 


Cadastre-se em nossa plataforma para licitantes e experiencie todos os recursos disponíveis por 15 dias gratuitos!

Ficou com alguma dúvida?

Não hesite em falar conosco nos comentários!

Estamos sempre prontos para ajudá-lo!

Um grande abraço e ótimos negócios!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas últimas atualizações