Como analisar concorrentes com o ConLicitação?

Hoje vamos te ensinar como tirar o melhor proveito da ferramenta Concorrentes, disponível na plataforma ConLicitação, que permite a análise estratégica de toda a sua concorrência. Trata-se de um recurso poderoso, por meio do qual você poderá obter informações essenciais para garantir a sua vitoria em um processo licitatório.

Ficou curioso? Então segue com a gente porque aqui você irá aprender:

  • Como usar o ConLicitação para verificar sanções dos concorrentes
  • Como usar o ConLicitação para verificar a procedência do ME ou EPP da concorrência
  • Como usar o ConLicitação para verificar quais licitações o concorrente está participando e vencendo

Verificar Sanções

Suponha que, durante um processo licitatório, um concorrente esteja à sua frente na fase de lances. O preço dele é muito melhor que o seu e é difícil de bater. Há algo que pode ser feito? 

Se ele tiver uma sanção ativa, dependendo do tipo que for, é possível solicitar a sua inabilitação. 

E como descobrir isso? 

Através da ferramenta Concorrentes.

Basta digitar o CNPJ da empresa que você quer analisar e pronto. A plataforma retorna com as informações desejadas, exatamente como no print abaixo:

Verificar procedência do ME e EPP

Todos sabem que ME e EPP ganham benefícios e facilidades na hora de participar de uma licitação – como por exemplo o empate ficto e a possibilidade de regularizar documentos caso não estejam todos em dia durante o processo licitatório.

Mas você sabia que a lei proíbe que o dono de uma ME ou EPP receba os benefícios advindos deste enquadramento, caso ele já seja sócio em outra empresa cuja receita bruta global ultrapasse o limite estabelecido pelos termos da lei complementar 123? 

Assim esclarece o Art. 3º, Parágrafo 4º, da referida lei:

§ 4º Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:

I – de cujo capital participe outra pessoa jurídica;

II – de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado nos termos desta Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;

[…]

V – cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;

[…]

VII – que participe do capital de outra pessoa jurídica;

Portanto, se você buscar o CNPJ de um concorrente que se enquadra como ME ou EPP e verificar que ele não deveria ganhar os benefícios que reivindica no certame, poderá solicitar a sua inabilitação. Nossa ferramenta auxilia nisso, pois informa quem são os sócios da empresa e, inclusive, se eles possuem alguma relação com outras empresas. 

Quer saber quais licitações seu concorrente está participando e vencendo?

Sem dúvidas, descobrir quais são as licitações que seus concorrentes andam participando é extremamente estratégico! Ocorre que muitas vezes não será uma tarefa simples rastrear todas elas, mas, através da funcionalidade Análise de Concorrentes, é possível descobrir esse tipo de coisa, pois ela mostrará quais licitações os seus concorrentes estão participando, e ganhando em apenas alguns cliques.

Também é possível verificar o preço dos produtos e serviços dos seus concorrentes nas licitações que eles ganharam.

Como a ferramenta Concorrentes funciona na prática?

Confira abaixo o vídeo-tutorial que preparamos para mostrar como a ferramenta Concorrentes funciona na prática:

Ficou com alguma dúvida?

Se tiver qualquer dúvida, estamos à disposição!

Um grande abraço e ótimos negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas últimas atualizações