O Certificado de Registro Cadastral é muito importante para todos aqueles que desejam participar de licitações públicas, principalmente na forma eletrônica. Se você quer saber o que é e como tirar o seu, leia este artigo até o final, pois preparamos um tutorial passo a passo para você se cadastrar no SICAF.
O que é o Certificado de Registro Cadastral?
O Certificado de Registro Cadastral (ou CRC) é obrigatório para quem quer participar de licitações eletrônicas. Sem ele você não conseguirá fazer seu cadastro nas plataformas de compras públicas e não poderá participar de licitações.
Permita-nos reforçar este ponto.
De um lado existe a plataforma onde você cadastra os documentos de habilitação da sua empresa e recebe o CRC. Do outro existe um site onde o governo realiza licitações e exige o CRC para que você participe.
Podemos citar como exemplo o ComprasNet, maior plataforma de compras públicas a nível nacional. É por meio dele que a Administração Pública realiza e divulga pregões eletrônicos, mas para participar é necessário possuir cadastro ativo no SICAF – que é o sistema de registro cadastral do Governo Federal.
Uma das principais vantagens de se obter um CRC é que – nos casos de Dispensa de Licitação – os órgãos públicos costumam buscar fornecedores com CRC ativo. Portanto, ao fazer o seu cadastro você se torna apto para receber pedidos de orçamento por parte dos órgãos públicos.
O que é o SICAF?
O Sistema Único de Fornecedores (SICAF) é a plataforma mais utilizada de registro cadastral no país. Trata-se de um subsistema que faz parte do Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais do Governo Federal (SIASG).
Com ele, você consegue login e senha para se cadastrar no ComprasNet a fim de participar de licitações a nível nacional. Para obtê-lo, basta entrar no Portal de Compras do Governo Federal e fazer o cadastro. Para lhe auxiliar neste processo segue um tutorial passo a passo.
Existem outros CRCs além do SICAF?
Sim, existem outros CRCs além do SICAF e podemos citar como exemplo o CAUFESP, o CAGEF e o SIGA. Por isso vale a pena fazer uma pesquisa sobre os órgãos para saber quais cadastros cada um aceita.
Ficou alguma dúvida?
Fale com a gente nos comentários.
Estamos aqui para facilitar a sua vida.
Um grande abraço e ótimos negócios!
Uma resposta
Bom dia gostaria de participar do projeto obrigado 😃