Certificado de Registro Cadastral: o que é e como tirar?

O Certificado de Registro Cadastral é muito importante para todos aqueles que desejam participar de licitações públicas, principalmente na forma eletrônica. Se você quer saber o que é e como tirar o seu, leia este artigo até o final, pois também preparamos um tutorial passo a passo para você se cadastrar no SICAF e começar a licitar o quanto antes.

O que é o Certificado de Registro Cadastral?

O Certificado de Registro Cadastral (ou CRC) é obrigatório para quem quer participar de licitações eletrônicas. Sem ele você não conseguirá fazer seu cadastro nas plataformas de compras públicas e não poderá participar de licitações. 

Permita-nos reforçar este ponto. 

De um lado existe a plataforma onde você cadastra os documentos de habilitação da sua empresa e recebe o CRC. Do outro existe um site onde o governo realiza licitações e exige o CRC para que você participe. 

Podemos citar como exemplo o ComprasNet, maior plataforma de compras públicas a nível nacional. É por meio dele que a Administração Pública realiza e divulga pregões eletrônicos, mas para participar é necessário possuir cadastro ativo no SICAF – que é o sistema de registro cadastral do Governo Federal. 

Uma das principais vantagens de se obter um CRC é que – nos casos de Dispensa de Licitação – os órgãos públicos costumam buscar fornecedores com CRC ativo. Portanto, ao fazer o seu cadastro você se torna apto para receber pedidos de orçamento por parte dos órgãos públicos. 

O que é o SICAF?

O Sistema Único de Fornecedores (SICAF) é a plataforma mais utilizada de registro cadastral no país. Trata-se de um subsistema que faz parte do Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais do Governo Federal (SIASG)

Com ele, você consegue login e senha para se cadastrar no ComprasNet a fim de participar de licitações a nível nacional. Para obtê-lo, basta entrar no Portal de Compras do Governo Federal e fazer o cadastro. Para lhe auxiliar neste processo segue um tutorial passo a passo. 


Existem outros CRCs além do SICAF?

Sim, existem outros CRCs além do SICAF e podemos citar como exemplo o CAUFESP, o CAGEF e o SIGA. Por isso vale a pena fazer uma pesquisa sobre os órgãos para saber quais cadastros cada um aceita. 

Ficou alguma dúvida? 

Fale com a gente nos comentários.

Estamos aqui para facilitar a sua vida.

Um grande abraço e ótimos negócios!

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas últimas atualizações