Artigos

Dúvidas

Certidão Negativa de Falência e Concordata e de Execução Patrimonial

PERGUNTA:

Estou participando de uma licitação e me foi solicitado a Certidão Negativa de Falência e Concordata e de Execução Patrimonial. Onde posso conesgui-las? Na internet? Em cartório? Outra coisa que gostaria de saber é se estas são certidões individuais ou conjunta.

RESPOSTA:

A Lei de Licitações traz em seu bojo a seguinte redação:

Art. 31.  A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:
(…)
II – certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

Como se observa, a primeira delas é referente à pessoa jurídica, enquanto que a segunda é relativa à pessoa física. Nesta senda, se o objeto somente poderá ser executado por pessoa jurídica (por exemplo) e o edital determinar a apresentação de ambas certidões, deverá ser impugnado.

De qualquer forma, a certidão negativa de falência e concordata deverá ser solicitada no Fórum onde está situada a sede da pessoa jurídica.

Fábio Vinicius Salviato
Consultor P&S Jurídico – Parceiro Conlicitação
juridico@conlicitacao.com.br

Posts Relacionados

4 Comments

  1. Avatar
    Caio

    Tenho a Certidão negativa Falência / Recuperação Judicial e Extrajudicial
    Ela não consta CONCORDATA e estou participando de uma licitação.
    Como faço para conseguir a Certidão de Falência e Concordata?
    Ou a que ela realmente é a Falência Concordata?

    1. ConLicitação
      ConLicitação

      Concordata é um termo jurídico antigo, o Código Comercial Brasileiro de 1850 dispunha de artigos regulando a concordata como forma de suspender a falência. Ocorre que a concordata foi extinta pela nova “Lei de Falências” promulgada em 2005 e substituída pela recuperação judicial ou extrajudicial.
      Deste modo como a Lei de Licitações é de 1993, quando redigida observou as regras do Código Comercial Brasileiro de 1850, vigente na época. Portanto se o documento em posse contempla informações a respeito de Recuperação Judicial e Extrajudicial fique tranquilo(a) que atenderá a exigência legal e editalícia, pois trata-se apenas de um termo em desuso.

  2. Avatar
    Roseli

    Como tirar uma certidão de execução patrimonial?

    1. Pedro Luiz
      Pedro Luiz

      Olá Roseli, a certidão em questão é emitida pelo Poder Judiciário. Deste modo sugiro que procure informações no Tribunal de Justiça que a pessoa esteja domiciliada sobre a forma de sua disponibilização, pois varia de Tribunal para Tribunal.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *