Artigos

Dúvidas

Por Que Você Precisa de uma Assessoria em Licitações?

Por Que Você Precisa de uma Assessoria em Licitações?

Você sabia que o Brasil é o maior contratante de obras e serviços por meio da Administração Pública? Muitas empresas conseguem alavancar os lucros com a entrada em processos licitatórios, porém, em contrapartida, há aquelas que não conhecem os trâmites necessários e acabam sendo desclassificadas. Por isso, a contratação de uma assessoria em licitações é primordial.

Quer saber mais sobre o assunto e aumentar as chances da sua empresa ser contratada? Continue a leitura e veja por que é tão essencial se aliar a pessoas especializadas no tema.

Assessoria em licitações — Qual é a importância?

Qualquer licitação trata-se, na verdade, de um processo administrativo. Logo, para conseguir ingressar com sucesso em um de cunho licitatório e ser mais assertivo é preciso possuir um know how jurídico que, muitas vezes, as empresas não dispõem.

Entenda a seriedade do processo: na Constituição Federal, em 1988, ficou estabelecido que toda e qualquer contratação do Poder Público seria guiada e decidida por meio da licitação, que é um termo utilizado para nomear o processo administrativo.

Logo, a assessoria em licitações é importante para garantir que o processo administrativo seja executado de forma correta, já que será aberto e acompanhado por advogados e profissionais com especialização no assunto, minimizando ao máximo o risco de preterimento.

É comum que as empresas candidatadas autonomamente — sem a ajuda de uma assessoria em licitações — seja desclassificada durante o processo. Isso porque existem cinco modalidades diferentes no Estatuto de Licitações, são elas:

  • concorrência;
  • tomada de preços;
  • convite;
  • concurso;
  • leilão.

Além disso, algum tempo depois, a lei 10.520/2002 firmou a existência de mais uma modalidade: pregão presencial e, em seguida, o pregão eletrônico com o decreto 5450/2005.

Cada uma dessas modalidades ditam regras e características diferentes, fazendo com que seja extremamente fácil haver equívocos na candidatura ou no decorrer do processo licitatório. Infelizmente, qualquer mínimo detalhe pode ser decisório para a sua permanência ou triunfo na licitação.

Alie-se com quem sabe — Conheça o ConLicitação

Como citamos acima, entrar em um processo licitatório com o auxílio de uma assessoria em licitações é crucial para que sejam seguidas tanto as leis tradicionais, quanto suas remodelações e novas legislações perante cada edital.

Por isso, queremos convidá-lo para conhecer o ConLicitação que, com um portfólio que ultrapassa a marca de 20 mil clientes, ajuda as empresas a lucrarem efetivamente por meio de licitações, contando com tecnologia, inovação, segurança e muita transparência em cada projeto.

Aproveite para entrar em contato com um de nossos especialistas e continue acompanhando o Portal ConLicitação para saber todas as novidades do meio com a assessoria em licitações que é autoridade no assunto.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *