Artigos

Dicas Legais

Descubra o Que é Concordata e Para o Que Ela Serve

Descubra o Que é Concordata e Para o Que Ela Serve

Você sabe a importância de entender o que é concordata e, principalmente, compreender para o que ela serve? Apesar de ser um assunto evitado por muitos empresários, trata-se de um importante método legal que possibilita a recuperação de uma empresa. Leia atentamente essa matéria e previna-se de maiores problemas.

O que é concordata?

Antes de falarmos sobre o que é de fato, achamos importante ressaltar que, no Brasil, a figura concordata não existe mais. Hoje, o termo designado para esta ação é recuperação judicial. Agora que já esclarecemos esse ponto, vamos para a explicação?

Digamos que, por alguma razão, sua empresa não esteja com uma vida financeira saudável e, consequentemente, esteja caminhando rumo à falência.

A concordata é o último recurso capaz de impedir que isso aconteça, servindo como uma aliada para reerguer a organização.

Juridicamente falando, para compreender o que é concordata é necessário visualizá-la como um dispositivo legal que tem como objetivo solucionar situações de insolvência de companhias devedoras, a fim de evitar, ou, até mesmo, prevenir a falência com uma concordata preventiva.

Existe também a opção de trabalhar na suspensão da falência, que é denominada concordata suspensiva, que resulta da recuperação da empresa em questão.

Como fazer o pedido de concordata?

Ao detectar que não há mais nada que se possa fazer para salvar a empresa e não houver mais dinheiro para quitação de pendências, chega a hora de elaborar um plano de recuperação, que deve, obrigatoriamente, ser aprovado pelos sócios, credores, funcionários e pela Justiça.

Com o aval de todos os envolvidos, a organização contará com mais dois anos para sanar, equilibrar e renegociar todos os débitos. De certo modo, pode-se dizer que você terá mais tempo para levantar o dinheiro e salvar a empresa da falência.

Por outro lado, para que haja a recuperação judicial, é preciso declarar que não há nenhuma condição ou possibilidade para quitar todas as dívidas instantaneamente. Porém, se houver um prazo maior, torna-se totalmente viável aumentar a rentabilidade da empresa e saldar as incumbências.

Aliás, vale ressaltar que as licitações são ótimas formas de alavancar os lucros da empresa, aniquilando os problemas financeiros com agilidade e eficácia. Afinal, assim, você venderá seus produtos ou serviços em massa, o que é altamente positivo para qualquer organização, em especial, quando encontram-se nesse momento de risco.

Gostou de saber o que é concordata? Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Conheça o ConLicitação, fale com um de nossos consultores especializados e tire suas dúvidas acerca do tema.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *