Saiba Como Concorrer a Uma Licitação Pública

Neste artigo, nós vamos desmistificar e tirar todas as dúvidas acerca de como concorrer a uma licitação pública. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira o nosso passo a passo!

3 passos sobre como concorrer a uma licitação pública

As licitações públicas são capazes de proporcionar às empresas contratos extremamente vantajosos e lucrativos. Porém, há uma grande quantidade de pessoas que acabam por desistir de participar da competição por não saber ao certo como concorrer a uma licitação pública.

Pensando nisso, nós, do ConLicitação, resolvemos preparar um passo a passo para facilitar a sua vida e alavancar os seus negócios.

1. Leia atentamente os editais

Toda e qualquer licitação possui um edital, no qual a leitura é totalmente primordial. Lá, é possível identificar quais são as exigências e informações do certame, como por exemplo:

  • data, local e horário de abertura do processo;
  • documentação necessária para a participação;
  • todos detalhes do objeto a ser contratado;
  • prazo de entrega do produto e/ou serviço;
  • forma de pagamento.

Aliás, a publicação do edital é também a oficialização da licitação. Portanto, fique atento e busque editais próprios para o segmento de sua empresa. Ao encontrar o certame perfeito para a sua demanda, chega a hora de partir para o próximo passo.

2.  Habilitação e classificação na licitação

Ao encontrar o edital adequado, preocupe-se em examinar todos os pré-requisitos necessários para, somente após certificar-se de que possui todos os atributos, realizar a separação da documentação e a elaboração da proposta . Isso porque, muitas pessoas acabam sendo inabilitadas ou desclassificadas antes mesmo do início do certame por não observar os critérios expostos nos editais.

3. Documentação e pontualidade

Esta etapa, na verdade, também pode ser considerada como um adicional do passo anterior. Afinal, trata-se de um dos principais componentes eliminatórios da licitação e, portanto, é um item classificatório.

Sendo assim, confira se a empresa está com toda a papelada e questões jurídicas em dia — como impostos, documentação e assinatura.

Outro ponto importante é estar presente na data e no horário estipulados no edital. Atrasos são altamente prejudiciais na disputa. Isto quando são licitações presenciais, claro.

4. Proposta

Para saber como concorrer a uma licitação pública, é preciso entender que cada modalidade de licitação impõe uma forma diferente de apresentar a proposta, então, cheque no edital a modalidade na qual a licitação está enquadrada  — por isso o primeiro passo é tão importante. Deve-se apresentar a proposta conforme estabelece o edital.

5. Contrato

Leu atentamente o edital, habilitou-se corretamente, apresentou uma boa proposta — de acordo com a modalidade — e cumpriu com todos os requisitos? Parabéns! Se seu preço for o mais vantajoso você é o grande vencedor do contrato de licitação.

Agora, você só precisa assinar o contrato e entregar o produto ou serviço que ofereceu dentro do prazo.

Gostou de saber como concorrer a uma licitação pública?

Precisa de uma orientação profissional para garantir o sucesso da concorrência, ou até mesmo para encontrar o edital mais indicado para o seu negócio? Conheça o ConLicitação!

Mais de 20 mil empresas utilizam os nossos serviços para obter suporte jurídico, assessoria em licitações, boletins diários sobre novas licitações e acesso direto à editais on-line, por exemplo. Aproveite também para acompanhar nosso blog para manter-se inteirado sobre os assuntos do meio.

2 respostas

  1. Bom fia,quero começar a licitar,meu marido trabalha com serviço s em geral de construção mas não sei por onde começar.
    Gostaria de uma orientação.obrigada.

    1. Olá, Fabiana, como vai?

      O mercado de vendas governamentais é extremamente desafiador. Apesar de “suspeito”, sempre oriento como primeiro passo ter acesso ao ConLicitação, pois, durante seu período de cortesia, você será capaz de verificar as oportunidades no seu nicho de mercado e, uma vez identificada viabilidade de tais oportunidades, as consultorias de apoio do ConLicitação lhe auxiliarão com os próximos passos, tais como se cadastrar nos órgãos, organizar os documentos de habilitação, iniciar sua participação nos certames e assim por diante.

      Será que consegui responder a sua dúvida?

      Um grande abraço e ótimos negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas últimas atualizações